terça-feira, 21 de setembro de 2010

Por um parto sem culpas

Demorei em escrever sobre o assunto porque sei que é batido de dar dó, além de que divide as opiniões mundo afora, mesmo entre os amigos mais chegados. A questão voltou aqui porque percebi que precisava de temas mais populares para aumentar a audiência e comentários do blog.
Brincadeiras à parte, lembrei do assunto porque uma amiga está grávida e ainda não decidiu se gostaria de fazer uma cesária ou ter um parto dito normal. Escrevo "dito" porque embora insistam em me explicar o processo, não tem quem faça eu acreditar que uma cabeça e (pior!)ombros passando por um buraquinho que, em tese, deveria ser pequeno, seja considerado normal. Não pode ser normal, meu povo! Arranjem outro nome, façam um concurso e elejam a nova nomenclatura para esse tipo de parto, só não me venham com história de "normal". Primeiro porque, afinal de contas, o que é normal? A palavra, por si só, já levanta uma série de questões filosóficas e estereotipadas que acredito não ser a intenção de uso. Depois, isso não me parece normal sob nenhum aspecto! Nem religioso! E olha que já me disseram várias vezes: "Lígia, está na Bíblia. Eva teve filhos dessa maneira". Ok, é verdade, está na Bíblia. Mas desde quando isso é argumento? Alguém pode me garantir que, se tivesse a oportunidade, ela não teria pedido pra Adão levá-la ao Hospital Geral do Éden e chamado um anestesista para injetá-la drogas? Uma porção delas? Cá com meus botões, eu tenho a impressão de que Eva não gostou nada da história de ter de parir sentindo dor.
Podem me chamar de politicamente incorreta, mas tenho enorme dificuldade de aceitar essa bandeira levantada redes sociais afora de um mundo melhor com crianças nascidas de parto natural.Não concordo, não faria e não fiz, mas respeito a opinião e direito de cada um sentir dor pelo que quiser sentir.
Eu mesma fui linda,escovada, maquiada, depilada e de unha feita para o hospital, no dia marcado. Na mala, levei tudo o que queria, separei as lembrancinhas e ainda deu para escolher o quarto que quis ficar quando cheguei no local. Meu médico chegou na hora marcada, o anestesista (salve,salve!) também e tudo transcorreu bem. Não senti dor alguma, não sei nem o que é isso,participei do parto conversando com os médicos, vi meu obstetra puxando a Beatriz de dentro da minha barriga, beijei, abracei, chorei, posei pra foto e filmagem. Tudo perfeito como se tivesse sido organizado por um equipe de eventos. Pra mim funcionou e me fez muito feliz.
Agora o que realmente é absurdo, desrespeitoso e criminoso é quando vejo as discussões sobre o assunto que trazem a ideia de que é melhor mãe quem tem parto natural. Obviamente as palavras não são ditas exatamente deste modo, mas a ideia fica nas entrelinhas das discussões. "Me sinto muito mais mãe sofrendo as dores do parto, passando por tudo". Com todo respeito, essa é a maior asneira que já ouvi alguém pronunciar. Sentir-se mais mãe? Como assim, Bial?
Não é possível que, em pleno século XXI, ainda tenhamos de conviver com a ideia absurda e retrógrada de que o sofrimento nos faz melhores. Melhores mães, pais, amigos, namoradas, cristãos. Já disse isso em outro post, mas esse ranso de culpa católica, de que temos de sofrer e sentir muita dor para merecer o céu é o que acaba com a nossa sociedade ainda patriarcal, escravocrata e alienada. É o que aprisiona milhares de mulheres em relações infelizes porque leram em algum folhetim que, se aguentarem o tranco, terão a recompensa final.
A meu ver, a maternidade não tem absolutamente nada a ver com o que se sente. Se dependêssemos disso, o que diríamos dos momentos de stress: você com TPM, enquanto a criança chora, o outro briga com o irmão, o marido reclama do dinheiro e o chefe liga cobrando aquele relatório pra ontem? Aposto que nenhuma mãe "sente" amor profundo e realização num momento como este. O que é absolutamente normal.
O que precisamos entender é que ser mãe é, antes de qualquer coisa, uma decisão racional. Diz respeito ao compromisso estabelecido com aquela criança de lhe dar amor, carinho, afeto, limites, broncas, educação, apesar da variedade de sentimentos que vamos experimentar ao longo da vida. Dessa forma,não temos de ter sofrido dor física alguma para assumirmos essa função. É o que fazem as mães adotivas, por exemplo. Tão mães quanto qualquer outra.
Acredito que o importante é a vontade de assumir o compromisso com o outro.Parindo em casa com a parteira, na água que nem a Gisela Bündchen, no hospital sem anestesia, com anestesia... São tantas possibilidades que chegamos mesmo a esquecer que, no final das contas, quem vai dar a última palavra é a criança, que pode supreender o mais organizado dos planos e resolver nascer, só de mal, do jeito que a gente não esperava.

22 comentários:

  1. Lígia, não é a dor que nos faz uma mãe melhor. Isso não existe. É o fato de vivenciar o processo, sentir o bebê chegando cada vez mais e depois receber a carga de endorfina do pós-parto que anestesista nenhum consegue dar. Mas isso não é pra qualquer mulher. É preciso ter muita força, conhecimento do próprio corpo e uma ligação saudável com a maternidade. Assim como você não gosta que critiquem a cesárea, também é muito chato ouvir críticas ao parto normal. Cada um vivencia do seu jeito, com respeito mútuo. Bjs, Socorro.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Socorro! Concordo com o que disse! Cada um deve decidir o que lhe cabe melhor, se assim puder. No entanto, não são críticas ao parto natural, mas a um discurso em particular do "ser melhor mãe", como já ouvi bastante. Achei que tinha ficado claro, mas se não ficou, deixo minhas sinceras desculpas pelo mal entendido. No mais, vale a pena dizer que não tenho problema algum em ouvir críticas ao parto cesárea, contanto que não questionem a minha relação com a maternidade por causa disso. Acho que o debate é sempre válido. Bjs e obrigada pelo comentário! Bjs, Ligia

    ResponderExcluir
  3. Ligia, eu vivo no meio da humanização do parto há quase 10 anos e nunca li, nem ouvi nenhuma mulher BEM PARIDA dizer que se acha melhor mãe do que uma mulher que fez cesárea. Quando você vê ou lê uma mulher falando em ser melhor por causa do parto, pode ter certeza que ela está falando dela com relação a ela mesma, da mulher e mãe que ela era quando optou por uma cesárea e da mulher e mãe que ela se tornou quando optou (e conquistou) um parto natural. parto não é só dor, paerto é transformador e é da essencia do feminino, é imperdível! Se negar a passar por esta experiência, é negar-se uma experiência maravilhosa, é negar-se a chance de conhecer um segredo guaradado há tempos pela humanidade... É trascendental... Não há nada de glamoroso na cesárea, ela é fria, impessoal e perigosa. S;o sabe a diferença entre as duas experi6encias, quem viveu as duas experiências. Eu não desejo cesáreas a ninguém e muito menos partos desrespeitosos. O que toda mulher merece e pode ter, merece e DEVE ter é um parto digno, ativo, respeitoso, empoderador. Quando todas entenderem a diferença entre este parto e o "mal parto"que assusta mulheres como você, sem dúvida nenhuma, o mundo passará a ser um lugar melhor...
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Paty! Obrigada por participar! Temos opiniões bem diferentes, mas achei ótimo vc se posicionar e participar. Só uma coisa:não achei nem um pouco fria e impessoal minha cesária. Gostei de tudo o que aconteceu, do modo como aconteceu. Me senti segura e me emocionou bastante. E viva a diferença!

    ResponderExcluir
  5. clap clap clap!!!! palmas para seu texto!!!
    As xiitas da maternidade vão enlouquecer quando ler....
    Voce já viu a filhinha do Justus com a Ticiane Pinheiro? ela foi inventar moda e ter um parto "naturalizado" ó o resultado aí!!! faltou oxigenaçao para a criança e ela ficou com sequelas para o resto da vida... isso é ser uma mãe melhor?????
    Da mesma maneira que as pessoas rasgam a bandeira a favor do parto normal, respeitem a cesária!!!
    Já que são tao natureba, devem ser contra a quimioterapia também, afinal, salvar vidas em um hospital cheio de remedios químicas e cuidados deve ser "criminoso"....
    Nao vou me estener mais nesse assunto porque me irrita PROFUNDAMENTE!!!!
    VAMOS RESPEITAR OQUE ESCREVEM SOBRE A CESÁRIA DA MESMA MANEIRA QUE É RESPEITADO OQUE É ESCRITO SOBRE O PARTO ANIMAL, QUER DIZER, NORMAL!!!!

    ResponderExcluir
  6. Liginha, o problema maior do seu texto, na minha opinião, é generalizar um decisão que é só sua.
    O útero tem uma portinha de saída com acesso ao canal vaginal - que é elástico e feito para que o bebê passe por ele, voltando ao normal imediatamente. Dizer que é um absurdo e não é normal é um pouco de desinformação. Se você não sentiu preparada e disposta a passar pelo momento do parto, é uma decisão sua que respeito acima de tudo. Mas generalizar e apontar o certo e errado é muito perigoso. Outra coisa que me incomoda é falar da dor do parto como castigo de Deus. O Deus no qual acredito não pune, não castiga. Eu senti dor no meu parto, mas não lembro nem como foi. No mesmo dia eu já não lembrava. Só sentia uma alegria imensa, disposição, força - a endorfina natural que Deus manda depois do parto e anestesista nenhum pode proporcionar. Quero ter outro filho, com um parto mais natural ainda. Se tivesse sido ruim, certamente eu não repetiria.
    Bjs
    S.

    ResponderExcluir
  7. Ah! E eu não sou uma mãe melhor do que outras porque tive parto normal.
    Mas com certeza absoluta sou uma mulher muito melhor do que era antes, isso sim. Mais forte e segura para viver a maternidade com toda alegria. O parto simboliza para mim o meu renascimento e a minha capacidade de ser forte.

    ResponderExcluir
  8. Ligia (tava procurando o nome e achei nos comentários), o lance da cesárea, hoje, é que as mulheres não são informadas sobre os riscos reais para mães e bebês. O parto se chama "normal" porque a natureza (embora eu seja católica, acho que não cabe uma referência bíblica aqui) fez assim. A vagina é elástica e foi feita para passarem cabeças e ombros. :-) Depois volta tudo pro lugar. A cesárea é uma cirurgia, e como todas as cirurgias, tem seus riscos - e muitos méritos também. Muitas mães e bebês podem ser salvos pela cesárea. Mas, não havendo necessidade da intervenção, optar pelo caminho natural só traz benefícios à saúde da mãe e do bebê.

    Acontece que, como disse a Pati, nosso sistema de saúde ainda está longe de oferecer partos com a dignidade que as mulheres merecem. Entre um parto normal com um médico gritando "Tá doendo agora? Na hora de fazer não doeu, né?" e uma cesárea humanizada, acho que também fico com a segunda. Mas, havendo o atendimento humanizado, o parto natural, para mim, sem dúvida, é a opção mais segura, por mais "trabalho" que dê.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ligia!

    Menina que assunto MEGA polemico... mas vc já sabe minha opiniao...
    adorei seus textos!

    bjs!

    Rafa

    ResponderExcluir
  10. Bom, eu conheço muita gente que tinha planejado um parto humanizado e que precisou de uma cesárea com indicações reais e claro, o ambiente foi bem mais acolhedor. Mas esta não é a realidade da maioria, né? Nem na cesárea nem no parto. O grande problema do nascimento é que a medicina coisificou a mulher... Mas quando a gente fala de escolhas, eu penso por que uma mulher escolhe um procedimento que é infinitamente mais perigoso (em termos de risco, de sequelas pra saúde) e sobre o qual ela não tem nenhum controle, onde nada do que ela fizer é decisão dela, a outro fisiologico, natural e onde ela possa estar ativa, expressando suas vontades e etc... Fiquei pensando no que você disse sobre a dor e preciso dizer que a dor é a última referência negativa pra quem pariu com respeito... a dor não é a coisa mais importante num parto, quando você está bem informada e bem amparada... muitas mulheres nem sentem dor... ou não chegam a sentir nem metade da dor que achavam que iam sentir, essa expectativa vem de fora, de tanto que os outros dizem que a dor do parto é terrível. Tenta pensar nessas questões pelo ponto de vista da sociedade, da cultura e super valorização dos médicos... talvez aí você entenda a militância e perceba que não se trata de querer sentir dor por uma causa nobre ou pra ser digna de receber a dádiva de ser mãe... É muito mais sério do que isso.
    bjs!

    ResponderExcluir
  11. Anônima,
    seria melhor se vc tivesse se identificado, afinal de contas não tem problema nenhum cada um dar sua opinião. :)
    Sobre o que vc disse, nem conheço direito o que aconteceu com a filha do Roberto Justus, então nem posso me posicionar, mas acredito que tenha sido uma exceção, né? Até acredito mesmo que a grande maioria das mães que tem parto natural tenham uma experiência positiva e não se arrependam. No entanto, não a vi como positiva para mim, quando tive que optar...e tb não me arrependi da minha decisão. É como eu disso, pra mim, o mais importante é o que vem DEPOIS do parto. Bjs e muito obrigada por participar.

    ResponderExcluir
  12. Paty,

    é bem provável que vc tenha razão quando se refere ao medo e diz que ele é a menor das lembranças. No entanto, realmente quis evitar ter de passar pelo processo dessa maneira. Entendo que a questão da militância tenha uma importância política e econômica muito grande, num país corrupto como o nosso. Nem de longe me passou pela cabeça invalidá-la, e nem é isso que questionei. O que me ofende, de verdade, é a ideia de questionar se eu sou ou não "mais mãe" porque não tive um parto normal. Vc diz que nunca ouviu uma mãe dizer isso, mas qdo estive grávida, ouvi vários comentários desse tipo, o que não seria adequado especificar aqui por questões éticas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Socorro,

    acho que vc não me entendeu. Em nenhum momento apontei o que é certo ou errado. Esse espaço foi usado para eu eu expusesse uma opinião particular sobre o assunto, e foi o que fiz. Tanto é assim que termino o texto falando sobre as várias possibilidades e maneiras de um filho nascer, sendo todas válidas.
    Quanto ao teor não-científico do texto, ele não tinha mesmo pretensão alguma de tornar um. É óbvio que sei que a vagina é anatomicamente capaz de dar conta do processo do parto. Não foi uma questão de ignorância, mas um modo figurativo de expressar os meus medos e "pé atrás" quanto a questão da dor. Apenas isto.
    Sobre a questão religiosa, foi uma brincadeira a partir do argumento utilizado, dentro de um contexto que a própria Bíblia chamou de consequência do "pecado divino". Nem sequer concordo com essa visão de um Deus punitivo! E claro que sei que a questão não pode ser discutiva com base em religião! Mas realmente não tinha intenção alguma de ofender ninguém. De repente, depois talvez seja mais adequado editar essa parte para evitar outro mal entendido.
    Mas tudo o que vc escreve é sempre válido e objeto de reflexão pra mim, que lhe respeito e lhe admiro bastante, tanto como mãe quanto profissional. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    recentemente fiz o curso Lamaze e aprendi a beleza da materninadade sem a intervenção excessiva da medicina. Passamos por um momento em que a indústria do parto se tornou um meio bastante rentável e comodo para obstetras, anestesistas etc.. Além disso,vivemos em uma sociedade que não quer ter mais contratempos ( time is money ). Um parto com hora agendada é confortavel para estes. Ninguém quer lidar com nenhum mal estar ou esperar pelo momento natural das coisas.
    Na sociedade do prozac a ce$area faz mais sentido !

    ResponderExcluir
  15. Talita

    Oi, Lígia!
    Esse assunto gera polêmica. Não sou mãe (ainda) e por enquanto não está nos meus planos. Mas o que me faz pensar 3256 vezes quando este assunto vem em mente é a tão esperada hora do parto. Já li muito sobre o assunto e teoricamente o parto "normal" é melhor para a mãe e o bebê porque pós-operatório é mais "rápido".
    Mas pensando cá com os meus botões concordo com o seu ponto de vista. Até o ato de amamentar divide opiniões. Conheço muitas mulheres que amamentaram apenas um mês porque sentiam dor na hora da amamentação,achavam que o seio ia "cair" ... essas coisas. Nem por isso amam menos os seus filhos ou são péssimas mães.
    Lembrei da atriz Fernanda Lima que teve um parto de gêmeos "normal" essa sim sofreu.
    Bom, mas fica a dica.
    Não sou contra nem a favor do parto césarea sou a favor do bem estar da mãe e bebê e de não sentir dor.

    ResponderExcluir
  16. Li o texto e li metade dos comentários pq sinceramente não precisei ler mais... Enquanto lia fui fazendo algumas considerações, mas primeiro vou contar pra vocês a minha experiência:
    Tenho 25 anos, pari aos 23, depois de um relacionamento muito bem realizado, estava tudo no seu devido lugar, carinhos, mimos e enxoval. Exceto pelo mal preparado parto (leia-se falta de plano de saúde anterior que me "forçou"a ter um parto "humanizado"pelo sus).

    Primeiras dores as 18, fui pro hospital Cura Dars as 20:00, volta p casa. Volte só quando não aguentar mais. Volto às 22:00, médico que n me examina pela 2 vez diz: vou lhe internar só pra vc gritar com as outras, pq não vai nascer agora...

    Cenário: 5 camas uma do lado da outra com cinco parturientes, entre elas uma adolescente gritando que ia morrer a noite inteira, sem NENHUMA POSSIBILIDADE de qualquer tipo de acompanhante. (23.07.08).

    E assim eu passei as 13 horas mais longas de toda a minha vida, que parecem durar até hoje: invisível para os profissionais, intocavel para meus parentes e SÓ. Parindo e só, tendo q adivinhar se aquilo era normal, pq era demais pedir ao médico ou enfermeira para verificarem...

    às 09:06 da manha depois de uma injeção de força que o 'médico só deu minutos antes, minha filha nasceu, com dificuldade de respiração, pelo intenso trabalho de parto. Teve que ficar 1 hora no oxigênio.

    Sabe aquela cena clássica do conheça sua filha???? Foi mais ou menos assim: Cadê minha filha? Cadê minha filha? Cadê minha filha? zzzzz... zzzz... Cadê minha filha? Cadê minha filha? ZZZzzzz... E NADA DE CHORO... Só soube que ela estava "bem" porque ouvi duas enfermeiras comentando entre si. Meus familiares a viram antes de mim, quando passamos pelo corredor do hospital em direção ao quarto (entre minhas pernas invisível para mim desde q nasceu).

    Passei um ano chorando de dor, não de emoção toda vez que via um parto na tv. Não Só pela dor, mas por todos esses momentos mágicos de quais todas vcs falam que foram arrancados de mim. HUMANIZADO UMA OVA.

    Normal?????? NÃO, ISSO NÃO É NORMAL

    Respeito a opinião de quem faz, mas nao recomendo nem por um minuto.

    Patti Merlin : "parto não é só dor, paerto é transformador e é da essencia do feminino, é imperdível! Se negar a passar por esta experiência, é negar-se uma experiência maravilhosa, é negar-se a chance de conhecer um segredo guaradado há tempos pela humanidade... É trascendental" ME NEGARIA NA HOOOORA, preferia mil vezes ter visto minha filha qd nasceu, ou ter segurado na mao da minha mãe na hora da dor.

    Socorro Aciolly: "Eu senti dor no meu parto, mas não lembro nem como foi. No mesmo dia eu já não lembrava. Só sentia uma alegria imensa, disposição, força - a endorfina natural que Deus manda depois do parto e anestesista nenhum pode proporcionar." POIS EU ATÉ HOJE LUTO PRA SÓ ME LEMBRAR DE TUDO DEPOIS DO MOMENTO QUE A VI, ela não merece nem saber que eu passei por isso...


    QUER TER NORMAL? ÓTIMO, TENHA!!! Mas deixe em paz as mulheres que não querem entrar na roleta russa de ter um bom parto (que eu sei que existe, antes que vcs venham me dizer) ou ter um péssimo parto e ser marcada pro resto da vida por um momento que deveria ser mágico.

    ResponderExcluir
  17. Liginha, pelos comentários a gente vê claramente a diferença entre um bom parto e um parto traumático: apoio e informação. Cada um com suas escolhas. O importante é ter consciência do motivo de cada decisão. O ruim é quando se decide sem entender porque.
    Besitos!

    ResponderExcluir
  18. Gente, não imaginei que ia ser tão bacana a participação de todas...Estou gostando demais! Já estou pensando em outros temas: aborto, religião, futebol, pena de morte e política, quer tal? ahahahhahahah......

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. olha, do momento q fiquei gravida rezava todo dia pra ter parto natural, a minha mae teve 17 filhos, nenhum parto cesareo. tive parto natural, e foi a experiencia mais forte, mais bonita da minha vida! cada um tem a sua opiniao, e eu acho que sò ganhei em querer ter minha filha com parto natural, nem passa pela minha cabeça um parto cesareo. Claro que cada um vive sua experiencia, cada um tem a sua pra contar, pra viver. a minha foi maravilhosa! meu companheiro do lado, nòs 3 juntos, eu acordando todo o hospital,tudo tao magico, natural.
    3 de minhas amigas pariram depois de mim, contei minha experiencia e isso ajudou pra que elas se sentissem mais firmes, uma outra ta quase parindo. nao gosto de polemica, mas faço propaganda da minha experiencia pra minhas amigas e conhecidas, sou mesmo a favor do parto natural, o nome jà diz tudo. ponto. sempre respeitando as experiencias das que optam por outro caminho. porque na verdade a maioria dos partos cesareos sao opçoes, nao necessidade... como se diz no cariri òòòòò medo da gota!

    ResponderExcluir
  20. Liginha,

    Amei o texto e pena que não entrei no roll dos comnetários na época de sua publicação...Você sabe que penso da mesma forma que você e que os verdadeiros mistérios da maternidade nos são revelados dia a dia...nos momentos mais inusitados do nosso aprendizado com aquela pessooinha e não em mometos de dor física como o do parto...respeito opiniões e posições contrárias...só acho que falta informação quanto ao nascimento...certas mulheres tam mais facilidade física de parir "naturalmente" do que outras e que a nossa passagem evolucionária de quadrúpedes a bípedes fez com que os musculos de nossa pelve ficassem mais espessos e o canal de nascimento mais estreito causando dor e dificultando o nascimento...e caso ninguém se lembre...o trabalho de parto demorado pode causar sofrimento fetal....então a escolha cabe a cada mãe que não eve considerar em primeiro lugar seu desejo de sofreguidão e de passeio pelo Éden do rompimento muscular genital...mas da necessidade e conforto do bebê....O Bernardo nasceu em exatos 4 minutos...foi ótimo, rápido e ele chegou enorme...vermelhão e super ativo...e tem sido assim desde então!...Prá que sofrer?

    ResponderExcluir
  21. Para mais audiência rs... o meu comentário
    Normal: conforme á norma,que é habitual,comum.
    ou seja, antes era comum ter um PARTO NATURAL (já que não gosta do nome normal) fazia parte do ciclo da vida, se assim podemos falar, hoje pode se dizer que temos uma "opção" a mais, entendo quem prefira assim, mas espero que quem escolhe o parto cesário esteja também conciente do risco que ele trás, que o conforto é momentanio mais as consequencias são a longo prazo.

    ResponderExcluir

Sobre tudo isso...